Sementes de braquiária: quais os tipos e suas qualidades

gado pastando

A braquiária é uma das sementes mais populares utilizadas para pastagem, ela tem alta resistência a solos ácidos, uma boa adaptabilidade ao nosso clima tropical e ao nosso cerrado; sendo uma das forrageiras preferidas para pecuária.

Mas como identificar se uma semente é boa ou não? E será que ela é tão fácil assim de se adaptar a todos os climas? Vamos ver um pouco mais sobre isso a seguir.

Brachiaria e seus diversos tipos de sementes

Em primeiro lugar é preciso lembrar que a Bracharia possui diversos tipos de sementes. E cada tipo de semente é ideal para um determinado tipo de solo, assim é importante está atento para qual finalidade você busca utilizá-la.

Apesar de estarmos voltados para a agropecuária vamos falar sobre pastagem para gado, vamos falar sobre todas as espécies para que você saiba escolher bem e saiba qual o uso de cada uma das espécies.

Assim vamos falar das espécies Brachiaria brizantha, decumbens, humidicola e ruziziensis. Vamos entender um pouco melhor sobre essas elas e saber quais tipos são os mais indicados para sua pastagem assim sendo vamos a lista:

Brachiaria Brizantha

Elas geralmente têm rápido estabelecimento em áreas aliadas a alta produtividade, porém apresentam baixa adaptação a solos mal drenados e baixa fertilidade. Ela apresenta bom resultado sob a sombra, assim podendo ter um bom crescimento mesmo abaixo de outras culturas, como nos sistemas ILPF. Sua tolerância a pragas com cigarrinha da pastagem é menor em relação a outros tipos de sementes.

Por tudo isso está semente tem sido uma das mais escolhidas para a pastagem do gado, pois ela se adapta a diversos tipos de solo e situações. Sendo assim podemos considerar esta a melhor semente para o seu pasto.

Brachiaria Humidicola

É a principal indicação para solos mal drenados e locais com alta umidade. Ela apresenta um crescimento estolonífero (caraterística de suas raízes), e possui uma boa adaptação a solos com baixa fertilidade assim como uma boa tolerância às cigarrinhas da pastagem.

Em geral tem um estabelecimento lento devido ao menor enraizamento e ainda que possa ser mais prática para aqueles que não tem um solo muito fértil, ela necessita de alguns cuidados especiais seja na hora de sua plantação até a manutenção do solo úmido.

Mas ainda sim esta é uma semente mais indicada para a manutenção do gado. Apenas é preciso estar atento ao utilizar esta forrageira.

Brichiaria Ruziensies

Ela tem um rápido estabelecimento e fácil dissecação de controle. Entretanto possui uma baixa adaptação a solos ácidos e de baixa fertilidade tem alta suscetibilidade a cigarrinhas da pastagem e baixa competição com invasoras.

Assim como ela é muito recomendada para a engorda de bois ela também é muito útil para o cultivo de grãos. Ela não tolera climas muito frios nem muito quentes pelo que se o clima da sua região for ameno está pode ser uma boa opção para você

Espécies de Brachiaria

Como vimos, apresentamos para vocês algumas das melhores sementes para a criação de gado. Mas essas não são as únicas espécies de Brachiaria. Vejamos agora outras espécies.

  • Brachiaria eruciformis: Possuem uma folhagem mais peluda suas folhas medem de 15 a 30 cm. Assim sendo essas folhas não são muito indicadas para a pastagem, e sim para outras funções.
  • Brachiaria fusiformis: Essa espécie possui folhas mais secas que crescem cerca de 15 a 40 cm. E também não possuem valor nutricional, sendo vegetação nativa de algumas regiões
  • Brachiaria serrata: Esta é muito comum na região do Cerrado, não apresentam folhas, mas sim galhos e ramificações. Sendo uma planta muito comum no serrado.
  • Brachiaria Soluta: Esta é a que apresenta a maior propensão a infestações à cigarrinha das pastagens. Era muito utilizado para as pastagens fazendo até a brachiaria cair em desuso devido a propensão a pragas. Fazendo até com que a braquiária fosse deixada de lado por um certo tempo

Essas são apenas algumas espécies da braquiária que não são utilizáveis na sua pastagem. Algumas são apenas vegetação nativas sendo apenas nativas de uma determinada área. Enquanto outras são utilizadas como cobertura do solo, pois uma vez ele se adapta bem em todos os tipos de solo ele é muito utilizado como cobertura. 

Mais alguns exemplos de brachiarias que não surtem efeito na pastagem são: Brachiaria dura e mole, latifolia, marlothii, nigropedatta, obitusiflora, orphryodes. Sendo elas vegetações nativas ou para outros usos.

Mas é importante estar atento a essas plantas também para na hora de comprar a semente não haver maiores problemas, como por exemplo comprar uma semente errada, que não tenha valor algum para sua pastagem.

A melhor semente para sua pastagem

Desta forma você pode identificar quais são as melhores sementes para sua pastagem sem ser enganado por promessas falsas ou acabar comprando sementes que não são as ideias para seu pasto.

Como pudemos observar a Brizantha é com certeza a semente mais completa dentre todas as avaliadas. Ela se adapta bem a diversos tipos de solo, possui um excelente valor nutritivo para o seu gado. E ainda possui uma resistência relativa a pragas como a cigarrinha da pastagem. Sendo umas das sementes mais resistes, apenas precisando de um solo minimamente fértil para poder crescer.

Assim esta pode ser usada sem grandes preocupações por aqueles que buscam um bom pasto para o seu gado.

Conclusão

Esperamos ter-lhe ajudado a distinguir qual a melhor semente para sua pastagem. E que desta forma você possa fazer a melhor escolha para seu pasto e seu gado.

Como pudemos observar ao longo deste artigo são muitas as espécies e variações da Brachiaria e é preciso estar atento a todas elas para não acabar comprando gato por lebre, e acumulando prejuízos.

Assim sendo pesquise bastante, saiba bem qual semente você irá comprar, e acima de tudo não compre a primeira que ver pela frente. Lembre-se que ao cultivar um pasto é muito difícil voltar atrás e modificar esta plantação. Assim sendo fique atento.

Esperamos que nós o tenhamos ajudado com este artigo, e que nossas dicas e análises tenham sido úteis para você. Boa sorte na sua escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *