Quais são os principais indicadores de qualidade de uma semente

Para conseguir um bom resultado na lavoura é preciso avaliar várias questões, e uma delas, são os indicadores de qualidade da semente. Afinal, apenas sementes de qualidade e com excelente vigor geram plantas com bom desempenho de campo.

Ao escolher a semente o agricultor deve observar diversos fatores para verificar a qualidade como, por exemplo, perfil físico, genético, fisiológico e a sanidade.

Se você é agricultor e deseja conseguir uma boa colheita é imprescindível conhecer os principais indicadores de qualidade da semente. Pensando nisso, trouxemos os principais indicadores para que você consiga um ótimo potencial ao cultivar.

Porque é importante conhecer os indicadores de qualidade da semente?

plantação de milho

Adquirir produtos de qualidade é o desejo de muitas pessoas, além disso, por meio da qualidade você consegue aproveitar ao máximo o desempenho do produto. Desse modo, com as sementes, não é diferente, e quão maior for à qualidade, maior será a sua capacidade produtiva.

Outro ponto importante é que as sementes de alta qualidade se adaptam melhor a condições adversas podemos citar, por exemplo, temperaturas desfavoráveis e umidade. Logo, possibilitando bons resultados desde a germinação até a produtividade.

Portanto, é preciso que os indicadores de qualidade da semente sejam atendidos de forma satisfatória, pois, cada um deles influencia na produtividade.

Principais indicadores de qualidade da semente

São muitos os fatores que influenciam a qualidade da semente, mas é possível minimizar os danos ao produto final se eles forem trabalhados com atenção.

Cada planta necessita de um período diferente para estar no campo e esse período pode interferir na qualidade da semente. Além disso, o processo de colheita também é responsável por influenciar na qualidade das mesmas.

Assim sendo, são quatro os principais indicadores que você deve conhecer para saber se as suas sementes possuem alta qualidade, são eles:

Qualidade genética

A pureza varietal presente na semente é o que indica se ela possui qualidade genética. Assim sendo, uma semente considerada de alta qualidade deve ser geneticamente pura.

A semente não pode conter misturas varietais e também não deve sofrer influência de outros tipos de materiais.

Além disso, através do melhoramento genético as obtentoras podem tornar a semente resistente contra pragas e doenças da lavoura. Assim como, adaptável em relação ao solo e ao clima.

A qualidade genética é o fator que permite que a produtividade da semente seja boa. Logo, esse fator é pouco influenciado pelo meio ambiente e pode ser percebido quando analisamos o desenvolvimento das plantas a campo.

Qualidade física

Os danos mecânicos podem ser causados por todos os processos como, por exemplo:

  • Ação das colhedoras;
  • Manuseio;
  • Debulha;
  • Transporte.

Em alguns casos, é possível identificar a qualidade física sem o auxílio de equipamentos, por exemplo, as lentes.

O agricultor precisa observar se há danos externos e até mesmo internos, com o intuito de aprovar a qualidade física das sementes.

Geralmente os danos mecânicos causam lesões nas sementes e por consequência interfere na aparência da mesma. 

Sabemos que a aparência é um dos principais requisitos para a comercialização, mas vale ressaltar que a qualidade física também é importante por outras questões.

As microfissuras causadas pelos danos mecânicos podem facilitar a entrada de patógenos, e assim comprometer a capacidade produtiva da semente.

Portanto, ela deve ser livre de danos mecânicos, impurezas e materiais inertes como, por exemplo, torrões e fragmentos de plantas daninhas. 

Além de observar a presença de danos, você deve observar o volume, tamanho e peso das sementes, assim como, o grau de umidade da mesma.

Talvez você não saiba, mas existe o momento exato para que a semente seja debulhada com facilidade. Desse modo, quando ela é colhida muito seca ou até mesmo muito úmida os danos podem ser ainda maiores.

Qualidade fisiológica

milho germinando

A qualidade fisiológica influência diretamente na capacidade produtiva da semente, por isso é necessário avaliar alguns fatores como, por exemplo, germinação e vigor das sementes.

Além disso, quando a semente possui alta qualidade fisiológica a velocidade de germinação é melhor.

De acordo com os parâmetros legais referentes à comercialização de sementes, a germinação deve atender o padrão de no mínimo 80%. Logo, a absorção de nutrientes do solo e de água deve ser rápida e uniforme.

O resultado de uma boa germinação é que a planta se desenvolve de forma normal e por consequência se torna vigorosa.

As sementes de alto vigor são as mais produtivas, pois são capazes de gerar plantas, independente da situação, ou seja, mesmo sob situações de estresse. Podemos citar, por exemplo, ataques de fungos, assoreamentos e veranicos.

Qualidade sanitária

colheita

O fator sanitário é mais um dos indicadores de qualidade da semente, logo, ele também tem grande influência na produtividade. É comum surgir na lavoura, pragas e doenças, estas podem interferir na qualidade sanitária das sementes e por consequência no vigor das mesmas.

É preciso atenção por mais que as sementes sejam contaminadas em pequena quantidade, pois elas podem gerar surtos de doenças por toda a plantação.

Portanto, é imprescindível que você utilize apenas sementes livres de fungos, vírus, patógenos, bactérias, doenças e nematoides, ou seja, elas precisam ser sadias.

Enfim, esses são apenas os principais indicadores que, se acompanhados e cuidados vão permitir garantir um bom plantio aumentando as suas chances de sucesso.

Além disso, não se esqueça de que o manuseio das sementes deve ser apropriado para não interferir na capacidade produtiva das mesmas.

Fornecedores que garantem todos os indicadores de qualidade da semente

Encontrar bons fornecedores que ofereçam apenas produtos de alta qualidade como, por exemplo, as sementes, nem sempre é fácil. Mas com a CONECTA Sementes isso é possível.

Realizamos a intermediação entre fornecedores de sementes e agricultores, tudo isso preservando a relação comercial entre ambos, ou seja, de forma personalizada, sigilosa e individualizada.

Além disso, oferecemos assessoria para licenciamentos, comercialização de sementes, assim como, produção e desenvolvimento de sementes.

Entre em contato com a CONECTA Sementes e consiga bons fornecedores, assim todos os indicadores de qualidade da semente serão atendidos de forma satisfatória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *