5 Motivos para o agricultor usar sementes certificadas

Você conhece os 5 motivos para o agricultor usar sementes certificadas? Se a sua resposta é não, isso vai mudar imediatamente. Afinal, o principal interessado no resultado de sua lavoura é você, o agricultor não é mesmo?

semente de soja

E para garantir um resultado significativo e favorável no plantio, ter o cuidado de escolher as sementes e adquiri-las com alta qualidade é um dos pontos principais. Dessa forma, é essencial para que a colheita seja como esperada e que os seus resultados se tornem surpreendentes de forma positiva.

Nesse sentido, existem razões para que o agricultor adquira sementes certificadas para seu plantio. Entenda agora o porquê é descubra onde encontrar as suas.

O que são sementes certificadas?

Primeiramente, é fundamental estabelecer um conceito sobre o que são as sementes certificadas. Já que se trata de uma matéria prima extremamente importante e que tem o poder de gerar resultados surpreendentes que serão perceptíveis na hora da colheita.

Nesse sentido, as sementes certificadas são aquelas que recebem do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) um certificado estabelecendo a qualidade dessa semente. Em outras palavras, são sementes que contam com uma produção diferenciada.

Dessa forma, o processo até que ela chegue ao agricultor é rastreado, passando a semente por fazes de produção que visam inclusive estabelecer quais são as suas fontes genéticas.

Esta certificação visa estabelecer como o plantio com sementes de uma espécie reage em determinados solos, quais são as áreas adequadas e como os grãos têm resultados de acordo com clima e região.

Sementes sem certificado

Por outro lado, existem as sementes que não recebem o certificado, são chamadas de piratas. Isso porque não contam com o controle de qualidade fornecido pelo MAPA, resultando que suas origens e fontes genéticas não são de conhecimento notório.

plantação de milho

Nesse sentido, os resultados do plantio acabam não sendo como o esperado. Colocando em risco a lavoura e toda colheita.

O maior risco é que esse tipo de semente pode aumentar os índices de pragas e doenças que acabam comprometendo toda plantação, além de possuir uma qualidade consideravelmente inferior. Desse modo, o agricultor que quer qualidade e índices de resultados positivos em seu plantio não pode arriscar com sementes piratas, devendo sempre procurar por fornecedores que realmente contem com o certificado do Ministério da Agricultura.

Vamos detalhar agora os 5 motivos para o agricultor usar sementes certificadas.

1° – Certificado pelo Ministério

Conforme mencionado acima, as sementes certificadas recebem o título do Ministério da Agricultura. E isso sem dúvidas gera um peso muito grande se pensado pela qualidade desses produtos.

Ter o certificado do MAPA significa que a semente tem processos de conhecimento de suas origens. Como também sua genética foi amplamente estudada por profissionais capacitados.

2° – Boas Práticas Agronômicas

O segundo motivo para que o agricultor utilize sementes certificadas é porque isso compõe as boas práticas agronômicas.

As Boas Práticas Agronómicas (BPA) são um conjunto de técnicas e métodos criados com intuito de auxiliar ao agricultor para que ele tenha resultados positivos em seu plantio. A utilização de sementes certificadas compõe uma dessas práticas, garantindo que durante todo o ciclo da lavoura se tenha retornos positivos.

3° – Biotecnologia no Campo

Híbridos e variedades com biotecnologias passam por processos que melhoram de forma considerável a sua produtividade, garantindo com que o plantio seja satisfatório para o produtor, controlando pragas e demais doenças da lavoura.

Os processos exigidos pelo MAPA para a produção de sementes certificadas garantem com que essas biotecnologias cheguem de forma adequada na sua área usando a semente com veículo.

4° – As sementes certificadas protegem a lavoura

Com a utilização de sementes certificadas, que passaram pelo processo de identificação de suas origens e genéticas diversos resultados positivos são alcançados. Um deles é a proteção que a lavoura recebe das pragas e espécies invasoras pelo uso desse tipo de semente.

O que significa economia e qualidade para o agricultor, afinal, gastos com herbicidas ou fungicidas que visam combater ervas daninhas e doenças acabam aumentando as despesas. O que gera como resultado um investimento maior que o desejado, bem como um lucro menor do que o esperado na plantação.

5° – Lucro

Com os altos índices de qualidade das sementes certificadas o produtor conta com a certeza de que terá mais lucro. Já que o investimento feito gera um retorno eficaz. Ou seja, a plantação que está livre de pragas não gera despesas tão altas para o combate dessas doenças nas plantas.

Além disso, com a qualidade dos grãos e o potencial dessas sementes os resultados para colheita são consideravelmente melhores. Como também saber sobre a genética das sementes permite com que o agricultor realize o plantio de forma mais estruturada.

Observando se as características da sua região realmente atendem para aquele tipo de grão.

Dessa maneira, esses são os 5 motivos para o agricultor usar sementes certificadas. Quer encontrar sementes que recebem certificado do MAPA? Basta clicar aqui e realizar o seu cadastro.

Conectamos você agricultor a produtores e fornecedores de sementes e insumos de alta qualidade. Garanta o melhor para sua lavoura com quem entende do assunto, e verifique na prática quais os motivos para o agricultor usar sementes certificadas. Forneça o melhor para sua lavoura e se surpreenda com os resultados.

A Conecta é referência no assunto e pode te ajudar, venha encontrar sementes de alta qualidade. Tudo isso sem precisar se locomover para outras regiões. Todo processo de escolha dos grãos é feito de forma virtual. Além disso, você conta com opções e entrega rápida e facilitada.

Afinal a sua lavoura não pode ficar parada, e com as sementes certificadas você conta com a certeza de um bom plantio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *