Mercado de fornecimento de sementes: Indo além da sua região

O mercado de fornecimento de sementes surgiu há muito tempo, mais precisamente em 1920, porém, apenas grandes empresas forneciam as sementes. E claro que o custo não era acessível para todos os produtores.

Felizmente década após década as sementes foram se tornando cada vez mais acessíveis. Assim sendo, atualmente apenas no Brasil são movimentados mais de R$ 10 bilhões ao ano com a comercialização de sementes.

É notório que o mercado de fornecimento de sementes é consolidado. E agora ele não é somente acessível em relação aos custos, mas, também porque ele está indo além da sua região.

Mercado de fornecimento de sementes

carregamento de sementes

A produção de sementes no Brasil não para de crescer, fato é que o mercado de fornecimento de sementes é consolidado. Logo, o Brasil é um dos maiores produtores de sementes do mundo.

São muitas as espécies cultivadas no país, dentre elas estão as:

  • Graníferas (por exemplo, soja, milho, trigo, algodão, arroz e feijão);
  • Forrageiras;
  • Entre outras (flores, frutas e hortaliças).

As sementes são a base e garantia de sucesso para a atividade agrícola, pois, os agricultores conseguem maior produtividade, assim como, rentabilidade.

O melhor é que se comparada com os demais insumos necessários para o agricultor, às sementes possui uma parcela pequena no custo total.

Por ser um mercado rentável a cada dia surgem mais produtores de sementes, por consequência, gerando maior concorrência.

Para o consumidor é uma vantagem. Pois, além de ter muitas opções de compra, os produtores tendem a garantir apenas sementes de qualidade para satisfazer as necessidades do agricultor.

Desse modo, tomando todos os cuidados necessários para que as sementes se desenvolvam com vigor, e assim, permitindo sucesso na lavoura.

O problema é que o aumento na produção de sementes não acontece apenas de forma legal, isto é, conforme previsto em Lei. Logo, surgem muitos problemas para este mercado e o principal é a pirataria.

Principal problema enfrentado pelo mercado de fornecimento de sementes

estoque de sementes

O Principal problema enfrentado pelo mercado de fornecimento de sementes como mencionamos é a pirataria. Saiba que esta não atinge apenas as sementes, mas muitos segmentos.

As sementes piratas trazem prejuízos para as sementeiras, para pesquisa e também para os agricultores. Pois, as sementes certificadas são produzidas com todos os cuidados necessários para garantir a qualidade para o seu plantio como, por exemplo, germinação e vigor.

Vale ressaltar que a produção de sementes que não está registrada no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), é considerada ilegal. Desse modo, as consequências são multas.

Além disso, a pirataria de sementes é crime previsto na Lei de Proteção de Cultivares Lei n° 9.456/97.

Não pense que as leis são apenas para as produtoras de sementes piratas, pois, o uso desse tipo de semente é crime pelo código penal. Assim sendo, além de multa as penalidades vão de dois a quatro anos de detenção.

Portanto, antes de adquirir as suas sementes, tenha certeza que não está comprando sementes piratas. Afinal, você deseja um plantio de qualidade, não é mesmo?

Vale ressaltar que o preço não deve ser o fator decisivo no momento da compra. Desse modo, não é porque a semente está barata que ela é pirata. Assim como, não significa que o valor está baixo porque não tem qualidade.

Desse modo, você precisa analisar as sementes e ter certeza que é de alta qualidade, produtiva e dentro do preço de mercado.

Impacto das inovações tecnológicas para o mercado de insumos agrícolas

Tanto as inovações tecnológicas, quanto a evolução da regulação dos direitos de propriedade intelectual, causaram grande impacto no mercado de fornecimento de sementes.

Esse impacto não aconteceu imediatamente, desse modo, foi em 1970 que as sementeiras dos Estados Unidos implantaram restrições de direitos de propriedade intelectual para sementes. Medida esta que já era garantida a plantas.

A partir daí surgiram novas decisões judiciais e normas para fortalecer este direito. Com isso, os produtores se viram proibidos de reservar partes das sementes que colhiam para plantar na próxima safra.

Além disso, permitindo não somente a proteção de sementes, quanto de plantas, por patentes. Por consequência, as indústrias conseguiram acumular capital e com isso reinvestiram em novos processos de P&D (pesquisa e desenvolvimento).

De acordo com a Lei n° 10.711, de 5 de agosto de 2003 e o Decreto n° 5.153/2004: para produzir e comercializar sementes no Brasil é necessário possuir o RNC (Registo Nacional de Cultivares).

Portanto, antes de adquirir as suas sementes se certifique de que o fornecedor possui o Rensasem. Pois, o registro tem por objetivo garantir que você agricultor adquira apenas sementes de qualidade.

Conecta Sementes: indo além da sua região

A Conecta Sementes é a melhor e maior plataforma de busca de sementes para você que deseja comprar, vender ou até mesmo trocar sementes.

Na plataforma acontece a negociação de sementes entre agricultores e produtores de sementes, assim como, com distribuidoras de insumos de todas as regiões do país.

Com isso, a Conecta Sementes garante a possibilidade de que o mercado de fornecimento de sementes chegue além da sua região. O que é ótimo para você agricultor que geralmente fica refém de fornecedores locais para adquirir as suas sementes.

Além disso, a concorrência se torna mais justa entre as produtoras e o agricultor têm um leque muito maior de opções de fornecedores.

Logo, as vantagens são muitas como, por exemplo:

  • Sementes de altíssima qualidade;
  • Tratamento Industrial;;
  • Maiores prazos para pagamento;
  • Melhores condições de financiamento.

Tudo isso sem falar da qualidade das sementes. Afinal, o produtor deseja que você adquira sementes apenas de sua produtora. 

Quando um fornecedor de sementes se torna mais competitivo a concorrência busca por alternativas para reverter esta situação. Geralmente a melhor alternativa é baixar os preços das sementes e o agricultor é beneficiado.

Mas, não pense que os fornecedores de sementes são prejudicados, pois, a comercialização de sementes tem seu mercado consolidado. Assim sendo, há agricultores para suprir as necessidades de muitos sementeiros.

Ademais, dificilmente um sementeiro possui um portfólio com uma extensa variedade de sementes para atender as demandas dos agricultores.

Logo, o agricultor sempre tem mais de um fornecedor de sementes.

Vale ressaltar que todos os sementeiros que oferecem suas sementes no Conecta Sementes são verificados por meio do número do RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) e seguem altíssimo padrão de qualidade.

Portanto, você irá negociar apenas com os melhores produtores do mercado de fornecimento de sementes. Não perca tempo, faça o seu cadastro e comece a comprar, vender e trocar sementes agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *