Sementes para pastagem: quais os tipos utilizar

Você sabe quais sementes utilizar em sua pastagem? Se a resposta for não esse texto é para você, se a resposta for sim também fique aqui com a gente. Hoje iremos falar um pouco melhor sobre pastagem e quais sementes utilizar na sua pastagem.

Muitos fatores influenciam a escolha de uma boa semente para seu pasto, hoje vamos comentar um pouco sobre estes fatores. Desta forma vamos aprender um pouco mais sobre o pasto e quais sementes utilizar sobre ele.

Sementes para sua pastagem

pastagem

O pasto é a vegetação destinada para alimentar o boi, antes das produções de ração para bois o pasto era a principal fonte de alimentação dos animais. Entretanto ainda hoje muitas pessoas adotam a criação extensiva, e há estudos que defendem que esta forma de alimentação é a mais saudável e mais eficiente para o gado, além das questões financeiras, é muito mais barato e prático alimentar o gado com o pasto que muitas vezes utiliza a própria vegetação nativa.

Porém em alguns casos é necessário estimular o solo ou mesmo apostar em algo diferente para o gado. Por isso vamos ver algumas das melhores sementes para a sua pastagem.

Como escolher a melhor forrageira?

Antes de escolher suas sementes tenha em mente duas situações clima e gado.

Você deve pensar em primeiro lugar qual a finalidade do meu gado (cria, recria, engorda ou leite), pois para cada gado é recomendado um tipo de alimentação diferente.

E em segundo lugar, mas não por isso menos importante, qual o clima da sua região. Fatores como distribuição e intensidade da chuva, umidade do ar e temperaturas, influenciam diretamente na produtividade e qualidade da sua pastagem. 

Também é extremamente importante saber da fertilidade do seu solo, isso é crucial para escolher a melhor semente para seu pasto, pois de nada adianta uma semente que necessite de um solo fértil em um solo infértil. Mas tendo isso tudo em mente vamos a lista com as melhores sementes para a sua pastagem.

Mandaru ou Bichiarão

gado pastando

O “Marandú” é uma das espécies forrageiras mais comercializadas no país devido a sua adaptação a diversos climas e a seu alto valor nutricional. Esse capim também é muito comercializado devido ao seu fácil manejo.

Suas folhas podem medir de 40 a 100 centímetros de comprimento, garantindo assim bastante alimento para o seu gado. Ela ainda apresenta bastante resistência ao frio, a seca, tem ótima digestibilidade para o gado e uma boa aderência ao solo devido a suas raízes profundas e vigorosas.

Suas sementes estão custando em média entre R$199,00 até R$299,00

Brachiaria Decumbens

Muito utilizada no cerrado e em solos ácidos com pouca fertilidade, ela apresenta alta resposta aos fertilizantes e é bastante agressiva limitando sua combinação com leguminosas, mas desta forma contribui para o controle de ervas daninhas.

Ela é uma planta rasteira, possui um crescimento de suas folhas de aproximadamente 50 á 100 cm sendo elas curtas e eretas. É de florescimento precoce, dispensando longos períodos de espera até a planta crescer.

Alguns anos atrás ela havia caído em desuso devido a ação de pragas, mas atualmente tem voltado a ser utilizada sendo que é relativamente resistente a solos encharcados e geadas.

Brichiaria ruziense

Esse capim requer um solo com uma fertilidade razoavelmente boa drenagem e com climas tropicais. Possui alta qualidade nutricional sendo muito eficiente para engorda, recria ou fenação.

Amplamente utilizada como cobertura do solo contra variações de temperatura e erosões do solo, sua altura chega até um metro ou metro e meio, e possui um crescimento precoce o que possibilita de ser utilizado de uma vez.

É ideal para climas tropicais sendo pouco resistente ao frio e a seca. Uma das limitantes é que esta espécie é bastante suscetível a pragas, fazendo com que ela venha caindo em desuso. Mas se for sua opção é importante estar atento quando for utilizar esta semente na sua pastagem.

Capim Mombança

Essa forrageira é bastante conhecida pela sua alta qualidade e sua adaptabilidade a diversos tipos de solos e condições climáticas, mas para a sua utilização é necessário que haja um solo mais fértil, corrigido e de maior potencial produtivo.

Suas folhas quebradiças atingem até 1,65 de altura e possui altos níveis de nutriente o que é excelente para a sua criação de gado. Indicada para terrenos menores onde é possível manejar melhor a plantação, fica interessante delimitar a área utilizada para que não haja desperdícios.

Qual a melhor semente para sua pastagem

Até aqui apenas algumas das opções para sua pastagem e você pode decidir qual a melhor alternativa para o seu gado. Seja bem consciente pois após o investimento numa determinada semente é bastante difícil mudar para outro tipo de forrageira.

Lembre-se de estar atento ao clima da sua região, ao seu tipo de solo, a criação de gado que você deseja exercer, pois só assim você terá um bom resultado para seu bolso e para o seu gado.

Assim esperamos ter lhe ajudado a escolher uma semente de qualidade para sua pastagem, esperamos que você tenha gostado das nossas indicações e que elas possam ser úteis para você e para o seu gado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *