Melhor semente: como garantir a sua para a próxima safra

Saber garantir a melhor semente para uma boa safra é algo que exige experiência. Afinal, no agronegócio uma das preocupações é saber como comprar e monitorar a qualidade da semente que será utilizada no plantio. Isso porque o processo de distribuição e plantio é feito em uma janela de tempo relativamente curta.

Poucos sabem, mas sementes são organismos vivos e precisam de cuidados especiais. Caso contrário, a germinação não acontecerá, o que representa um enorme prejuízo para os agricultores. Portanto, alguns cuidados e um pouco de planejamento pode garantir a qualidade original de sua semente.

Neste post vamos falar sobre a melhor semente para a próxima safra. Portanto, continue acompanhando e veja como ter essa garantia. Boa leitura!

Dicas para garantir a melhor semente

As sementes quando são vendidas antecipadamente, não se apresentam os lotes, e muito menos os documentos de qualidade da semente que você comprou, e faz com que o produtor rural fique na dependência e na confiança de que o fornecedor de sementes irá entregar um produto conforme a qualidade acordada em contrato.

Entretanto, é possível garantir a melhor semente para sua safra, prevendo e planejando sua compra. Porém, é preciso considerar os seguintes fatores:

Realizar a amostragem do lote de sementes que você comprou

Esse é um dos critérios mais significativos para conseguir a melhor semente. Sendo assim, é importante conhecer os laboratórios de sementes credenciados ao MAPA de sua região, e solicitar a amostragem deste lote, por amostradores credenciados no MAPA.

A maioria dos sementeiros permitem que seja amostrados os lotes pelo comprador, inclusive também guarda amostras para contraprova.

Esse controle de qualidade do lote, garante que você possa realizar o planejamento adequado, para receber a semente e realizar o plantio, dentro dos prazo planejado.

Planejamento de retirada de semente junto ao fornecedor

Geralmente a maioria dos fornecedores de semente trabalha com frete FOB, ou seja, o cliente comprador fica responsável em retirar a semente em um determinado local.

Deve se tomar cuidado para que o caminhão que será utilizado nesta retirada de semente esteja limpo, livre de pregos e que seja compatível com demais fatores que garante a qualidade da semente.

Alguns cuidados devem ser muito bem planejado, para evitar que ocorra estresses de temperatura e umidade que possam provocar problema de qualidade na semente. De acordo com estudos, a cada 5 graus a mais da temperatura ambiente, a longevidade da semente cai pela metade.

Portanto, quanto menor tempo a semente ficar expostas a temperaturas que provocam queda de qualidade melhor.

Organização no galpão de armazenamento

O galpão de armazenamento deve ter uma boa estrutura para acondicionar as sementes até o plantio. Porém, precisa ser bem organizado. Portanto, o ambiente precisa de limpeza e receber os devidos cuidados para não ser infestado de pragas e fungos.

As sementes precisar ficar sobre estrados de madeira ou pallets. Afinal, essa é uma medida para evitar que essas sementes fiquem expostos diretamente ao chão até o momento de plantio. Além disso, as sementes não podem ter contato direto com a parede e o teto, com uma distância mínima de meio metro entre eles.

Não deixe as sementes também próximas a outros tipos de insumos. Lembre-se que é muito importante a ventilação entre as embalagens e não deixe excesso de peso nelas também.

Limpezas periódicas dos armazens

O galpão de armazenamento deve ser limpo periodicamente. Afinal, isso ajuda a manter a qualidade do produto. Portanto, a higienização deve ser feita antes das sementes entrarem no galpão e durante todo o período em  que elas estiverem lá. Isso é outro fator importante para obter Ótimas semente.

Os grãos que caem no chão devem ser varridos para que não haja insetos e nem fungos que também devem ser evitados.

Portanto, o armazenamento das sementes deve ser algo pensado com cuidado e zelo pelo produtor rural. Afinal, o local é algo imprescindível para que haja uma boa safra!

Conclusão

Viu quantos fatores importantes para que uma semente seja armazenada de forma correta. Isso garantirá uma melhor semente para que a próxima safra seja boa.

Portanto, é importante entender que uma boa semente depende não só do fornecedor mas também dos cuidados com a logística e armazenagem na fazenda até o momento do plantio. É preciso que tenha tudo bem planejado. Qualquer passo dado indevidamente pode ser prejudicial para a qualidade de sua semente.

Garantir a melhor semente requer cuidados especiais para que a safra seja de boa qualidade e traga boas rendas ao negócio. Caso, por exemplo, não haja um armazenamento correto, em um local adequado, provavelmente a semente irá perder qualidade.

No entanto, com as dicas acima é possível você ter um bom planejamento, garantindo uma melhor semente para a sua safra! Tome somente os devidos cuidados para cada tipo de semente, pois elas possuem cuidados diferentes.

Gostou do post? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *