Quais os cuidados para armazenar corretamente a sua semente

armazenagem de sementes

A preocupação de muitos agricultores é saber como armazenar corretamente a sua semente, pois, se não houver alguns cuidados especiais ela pode perder a sua qualidade em forma significativa e até não germinar.

Se não ocorrer a germinação da semente, por consequência o agricultor terá prejuízos com a sua produtividade. Desse modo, quão maior for à quantidade de sementes improdutivas, maior será o prejuízo.

Confira alguns riscos que você pode correr por não armazenar corretamente a sua semente, e quais os cuidados necessários para que isso não aconteça.

Principais riscos por não armazenar corretamente a sua semente

É importante conhecer os riscos que o agricultor pode correr por não armazenar corretamente a sua semente. Desse modo, os cuidados necessários são mais valorizados, os principais riscos são:

Problemas com a longevidade

Quando as sementes não são armazenadas de forma correta pode ocorrer à deterioração antecipada das mesmas. Assim sendo, impedindo que a longevidade chegue até a próxima safra.

Por isso, é muito importante organizar as sementes no local de armazenamento e respeitar todos os critérios de conservação.

Possibilidade de infestação

Nesse caso o tempo que as sementes ficam guardadas é o grande problema e pode haver infestação.

Logo, você deve retirar as sementes do local de armazenamento alguns dias antes da plantação para evitar esse tipo de problema.

Problemas na germinação

A capacidade produtiva da semente fica comprometida quando ela não é armazenada de forma correta, e assim toda a sua lavoura será impactada.

Com certeza os prejuízos são muito grandes quando as sementes não são armazenadas corretamente.

Cuidados para armazenar corretamente a sua semente

Os principais cuidados que você precisa ter ao armazenar as suas sementes são:

Temperatura

As sementes precisam ser armazenadas longe da luz direta do sol, ou seja, em um local fresco, seco e ventilado.

A temperatura ideal para muitas sementes é de aproximadamente 25° C, mas atenção ao tipo de semente, porque alguns tipos precisam de temperatura diferente.

Podemos citar, por exemplo, a soja e o milho, cujas sementes devem ser armazenadas em temperatura inferior a 20° C.

Umidade

Para prolongar a qualidade das sementes, isto é, a longevidade é preciso se atentar a umidade relativa do ar.

As sementes que possuem maior longevidade geralmente estão armazenadas em locais onde a umidade do ar é controlada segundos as necessidades de cada espécie.

De acordo com a umidade adequada para cada tipo de semente a longevidade pode ser duplicada, e em alguns casos até mesmo quadruplicada.

Armazenar longe de outros insumos

Para garantir que as sementes continuem com qualidade é preciso armazená-las longe de outros tipos de insumos. Podemos citar, por exemplo, adubos, agroquímicos, sal mineral, combustíveis e outros.

Organização

É preciso organizar o local em que as sementes serão armazenadas, pois, elas não devem ter contato com o solo, paredes e teto.

Para que as sementes não fiquem expostas ao solo você pode utilizar estrados de madeira, como os pallets.

No caso das paredes é preciso respeitar uma distância de meio metro. Assim sendo, no caso do teto a distância deve ser de um metro e meio.

Outra questão importante na organização é o excesso de peso sobre os volumes. Logo, o recomendado é que a altura de cada pilha não ultrapasse a 15 sacos.

Limpeza

A limpeza do local deve ser realizada frequentemente para conservar as sementes, e assim manter a qualidade. É preciso remover as sementes que caírem no chão já que são elas que atraem roedores e insetos.

Certifique-se de que não há insetos ou roedores no local e higienize o ambiente antes das sementes chegarem ao local. É igualmente importante limpar o local durante todo o período em que as sementes permanecerem lá.

Vale ressaltar que é crítico não ter umidade nem infiltrações que possam atingir as pilhas, já que isto favorece o desenvolvimento de fungos e possível apodrecimento do material.

Se armazenar corretamente a sua semente por quanto tempo elas podem ficar lá?

armazém de sementes

Ao armazenar as sementes de forma adequada, respeitar as características de cada tipo de semente, assim como, ter cuidados para conservá-las, elas podem durar anos.w

Porém, o mais indicado é armazenar por um período de seis meses a um ano. Pois, a partir desse momento elas podem perder a força e ficar improdutivas.

Vale ressaltar que existem tratamentos químicos que não só protegem as sementes, como também prolongam a vida das mesmas. Entretanto, esse tipo de tratamento possui um alto custo e exige que o profissional tenha conhecimento de química laboratorial.

Armazenar corretamente a sua semente de acordo com cada tipo

O mais importante para armazenar corretamente a sua semente é se aprofundar no tipo de semente, porque algumas sementes se adaptam melhor ao clima frio.

Enquanto outras que se adaptam melhor ao clima quente podem perder o seu vigor quando expostas ao frio intenso.

Não se esqueça de que as sementes são sensíveis ao meio ambiente, afinal, elas são organismos vivos, e se faz preciso ter cuidado não apenas com o armazenamento, mas também com o transporte para que elas não percam vigor e germinação.

Além disso, a falta de cuidado com o transporte e armazenamento, pode ser a porta de entrada para microrganismos e insetos que prejudiquem as sementes.

Assessoria para armazenar corretamente a sua semente

É comum ter dúvidas sobre os processos de produção e desenvolvimento das sementes. Por isso, a CONECTA Sementes oferece assessoria personalizada para cada cliente para atender as necessidades de cada produção.

Além disso, oferecemos consultoria e assessoria em diversos negócios de sementes como, por exemplo, licenciamentos e comercialização.

Por meio da nossa plataforma você pode se conectar com a nossa rede vender, comprar e até mesmo trocar sementes.

Basta fazer o seu cadastro e criar seus anúncios de venda, compra ou troca de sementes.

Clique aqui para saber mais sobre os nossos serviços, assim como armazenar corretamente a sua semente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *