Culturas Agrícolas do Brasil: Conheça as 5 principais

O Brasil é um dos maiores produtores rurais do mundo e é o terceiro maior exportador agrícola. É considerado uma potência mundial agrícola, concentrando suas atividades principais na cultura agrícola de soja, cana de açúcar, milho, algodão e café. O cenário de crescimento é constante e atrai os olhares de muitos agricultores de todas as regiões do país.

Um dos fatores determinantes para o sucesso do cultivo agrícola é o investimento em sementes certificadas. Elas podem assegurar que o agricultor obtenha uma safra de maior qualidade porque oferecem garantia de vigor e germinação dos grãos. Por ser a matéria prima essencial para a produção, as sementes devem ter a sua qualidade considerada, elas têm impacto direto no lucro final de uma safra.

Em razão de custos elevados e preços baixos alguns produtores resolvem investir em sementes piratas. Mas acabam fazendo um péssimo negócio, afinal estas sementes são ilegais e podem causar problemas na safra. Já as sementes certificadas aumentam a produtividade de uma lavoura e afastam pragas e doenças da plantação.

A rainha, soja

A soja lidera o ranking de produtos mais exportados do Brasil há mais de vinte anos, sendo um produto importante para PIB do país e para a renda dos produtores agrícolas. Nos últimos anos o cultivo de soja ganhou espaço por ser um produto que possui uma rentabilidade muito segura. Mas há alguns fatores limitantes no cultivo de soja como o clima, ou as pragas.

plantação de soja

Uma boa maneira de aproveitar a alta demanda do produto é investir na compra de sementes resistentes aos problemas comuns da lavoura. Sementes certificadas aumentam consideravelmente a qualidade da cultura agrícola de soja e protegem de pragas ou facilitam o controle de ervas daninhas. O solo também é um fator que deve ser observado e analisado antes de iniciar a plantação de soja. Esta análise deve considerar todo o território da lavoura, pois o solo não é homogêneo.

A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) estima que a safra de soja brasileira de 2019 a 2020 fechou aproximadamente de 124,8 milhões de toneladas e que deste total será exportado 82 milhões de toneladas do grão. As estimativas para a safra 2020/21 são de 133M de toneladas, com preços atrativos por causa da alta do dólar e estes resultados aquecem o setor agrícola e aquecem a economia.

Cana de açúcar como alternativa sustentável

plantação cana-de-açucar

O cultivo de cana de açúcar no Brasil é quase sempre feito de maneira extensiva, por ser um produto de aceitação garantida no mercado. Da cana de açúcar são derivados produtos essenciais para a economia mundial como o açúcar e o álcool. Além disso a colheita de cana de açúcar é uma grande fonte de renda para a mão de obra de trabalho rural. O Brasil é o maior exportador de açúcar e etanol do mundo. A preocupação constante com a preservação do meio ambiente e a busca por combustíveis renováveis fazem com que a cana de açúcar seja uma cultura agrícola muito importante para a sustentabilidade. Combustíveis renováveis são no momento a melhor alternativa para substituir os combustíveis fósseis.

Cultura agrícola de milho

plantação de milho

O milho é uma das principais culturas agrícolas do mundo, e atualmente é cultivado em grande parte do território brasileiro. A Conab tem uma ótima projeção para a safra de milho de 2019 a 2020: aproximadamente 102,5 milhões de toneladas no total. O milho brasileiro é reconhecido no mundo pela sua qualidade e por abastecer o mercado mundial no período de entressafra dos Estados Unidos, maior produtor mundial do grão. Grande parte do milho (cerca de 70%) é destinada a produção de ração animal e o restante é utilizado para a alimentação humana. É um ingrediente tradicional e muito importante em diversas culturas do mundo. Entretanto, apesar de ainda não ser comum o milho também pode ser utilizado na fabricação de biocombustível, uma alternativa que foi adotada pelos Estados Unidos, pois a cana de açúcar não apresenta bons resultados devido ao clima da região.

A expansão do algodão

plantação de algodão

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de algodão do mundo junto a China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. O cenário é animador, a demanda mundial por algodão está aumentando, devido a que as pessoas estão consumindo mais produtos naturais e o Brasil é um país que possui território para expandir a cultura agrícola. Contudo, o país precisa sempre estar atento as necessidades e oportunidades globais e aos recursos de seus concorrentes. A busca pela sustentabilidade está fazendo com que as pessoas comecem a consumir mais produtos naturais, as fibras naturais do algodão estão recuperando espaço frente aos produtos sintéticos. A sustentabilidade é uma tendência global que está sendo adotada cada vez mais por pessoas que se mostram conscientes com o meio onde vivem. O Brasil possui a vantagem de estar situado em um ambiente tropical, possibilitando que o cultivo do algodão seja feito durante todo o ano, enquanto países com clima temperado tem as atividades agrícolas comprometidas durante as estações frias. Mas o clima tropical do país também oferece alguns desafios como um maior índice de pragas, doenças e plantas daninhas.

Café, qualidade em foco

grãos de café

O Brasil é responsável por um terço de todo o café que é produzido no mundo, e como produto se destaca pela qualidade dos grãos. O café é uma das principais culturas agrícolas do país e é reconhecido e muito apreciado internacionalmente. Estes resultados são possíveis porque a cadeia de produção do nosso café segue processos rigorosos de controle de qualidade. Um deles é o Programa de Qualidade do Café, uma certificação voluntária que é reconhecida pela Associação Brasileira da Indústria do Café. Esse programa tem como objetivo garantir e manter a qualidade do café brasileiro, fazendo com que a indústria sempre possa buscar possíveis melhorias para o produto. Também é uma forma de demonstrar a qualidade do café para os consumidores e para o mercado internacional. No exterior, o café brasileiro é considerado um dos melhores cafés do mundo. Nos últimos anos ele tem sido o café mais vendido, mostrando o seu potencial de qualidade e colocando o Brasil em uma posição internacional de prestígio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *