Variedades de soja e suas produtividades

plantação de soja

Inegavelmente no mundo agrícola a produtividade das principais variedades de soja é um dos assuntos que sempre está em alta. Afinal, a soja é uma das sementes plantadas em alta demanda no nosso País e de maior lucratividade.

São milhares de agricultores e produtores que investem toda sua plantação nesse tipo de cultivo. Dessa forma, entender um pouco mais sobre as variedades existentes é fundamental para identificar qual será a produção correta para cada tipo de solo, vegetação e período. Em outras palavras, observar os tipos de variedades da soja permite com que o agricultar com base nos conhecimentos que adquire tenha ciência do que será bom para seu plantio. Dessa maneira, ele consegue mensurar quais são as sementes que tendem a dar melhores resultados em cada situação.

pé de soja

Para isso devem ser observadas, com base em suas terras, alguns aspectos, como:

  • A região em que estão localizadas,
  • Possibilidade de fazer duas safras,
  • As condições climáticas,
  • Os insumos e as tecnologias utilizadas na produção.

Eventualmente, a semente da soja passou por transformações ao longo dos anos. Mudanças genéticas, como também naturais, que aconteceram em decorrência das condições de cultivo.

 

Variedades de soja

Confira agora, quais são as principais variedades de soja e sua produtividade.

Brasmax bônis IPRO

Um dos primeiros materiais IPRO lançados pela Brasmax para a região de Cerrados, já domina na região do Mato Grosso e Goiás. Com um grupo de maturação (GM) 7.9 ela se adapta bem também na região de Tocantins e na Bahia, incursionando também no Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais. Com alto potencial produtivo e boa estabilidade, ela traz um ótimo comportamento a cancro da haste e uma moderada resistência a mancha olho de rã. Tem que ter cuidado com ela em áreas de nematoides, já que é um dos poucos pontos fracos deste excelente material. Para entender melhor as recomendações desta líder do mercado acesse este link.

Brasmax desafío RR

Mesmo não tendo tecnologia contra lagartas, este primeiro lançamento da marca no Cerrados, teve o Desafio de abrir as fronteiras no MT e no GO. Seu GM 7.4, seu alto potencial produtivo, seu excelente comportamento a mancha alvo, assim como a sua responsividade a ambientes de alta tecnologia, lhe permitiram conquistar sua merecida posição.

Mais informação no site.

M6410IPRO

Com a M6410IPRO entramos nos materiais que lideram o mercado do sul do Brasil. Esta variedade do grupo 6.2 tem uma ampla adaptação que permite que ela seja plantada desde MS até a região de Brasília passando por SP e PR. Com excelente engalhamento e com possibilidade de abrir plantio, apresenta como grande vantagem uma ampla janela de plantio somada a uma moderada resistência a macrophomina.

Acompanhe mais detalhes sobre seu uso nas recomendações técnicas.

Brasmax Foco IPRO

Um dos mais recentes lançamentos (ano 2017) na região de Cerrados, a Brasmax Foco IPRO trouce como novidade para o agricultor ótimos comportamentos para nematoides, tanto de galha como de cisto. Ela traz também alto potencial produtivo, boa estabilidade e resistência a cancro da haste (meridionalis).

Entenda mais deste material no site.

M8372 IPRO

Novamente um material da Monsoy fazendo uma excelente performance nas regiões de MT, GO e TO. Com boa resistência a cisto e uma raiz robusta, é uma cultivar que traz boa produção nos ambientes mais restritivos e melhora o potencial nos mais produtivos. Somado a isto ela tem um bom perfil fitossanitário.

Confira estas e mais caraterísticas aqui.

Brasmax Zeus IPRO

Mais um material do grupo argentino liderando novamente no sul do pais. Com recomendação para RS, SC e sul do PR, a Brasmax Zeus IPRO destaca pelo alto potencial produtivo, pelo elevado peso de mil grãos, pelo porte controlado e resistência ao acamamento. Ensaios das safras 18/19 e 19/20 tem variado, em áreas de sequeiro, entre 80 e 100 sc60kg/há.

Saiba mais sobre o comportamento a doenças.

M8644 IPRO

Recomendado especialmente pela sua estabilidade em ambientes menos produtivos, este material que agora faz parte do portfolio da Bayer-Monsanto, tem uma ampla janela de plantio e mais especificamente de abertura do mesmo. Com mais de um milhão de sacos vendidos no nordeste do MT e TO, este grupo de maturação 8.6 e hábito de crescimento determinado, apresenta como principal característica um sistema radicular vigoroso.

NA 5909 RG

Histórico material da Nidera que já soube ser líder no sul e muito plantado na região do sudoeste goiano. Com um ciclo super precoce, ela ainda é uma muito boa alternativa de tecnologia RR com boa estabilidade para variados ambientes. Dificilmente você produtor não tenha plantado ela já algum momento.

M8349 IPRO

Um dos materiais mais plantado no MATOPIBA, esta cultivar 8.3, apresenta em destaque uma excelente sanidade e tolerância ao acamamento. É um material determinado, com arquitetura ereta, mas bom engalhamento.
Tem registros de produtividade da safra 2019/20 que superam os 90sc 60kg/há.

Se quiser saber mais, clique aqui.

M6210 IPRO

Companheira de estrada da M6410IPRO, ela se diferencia pela sua maior precocidade, ideal para plantio de safrinha. Material de ciclo semelhante a Brasmax Valente RR, a M6210IPRO tem um excelente engalhamento que abriram espaço para ela entrar neste ranking e ser uma das líderes na região sul. Entenda mais sobre este material.

Por fim, essas são algumas das principais variedades de soja e como acontece sua produtividade.

Você agricultor que atua nesse mercado, conheça com base na sua região de plantação, estudo de solo e investimentos tecnológicos qual será a melhor opção para cultivo. Eventualmente, se atentando a cada um desses detalhes os resultados com o plantio tendem a ser um sucesso, e os investimentos feitos para cultivo acabam tendo retorno rápido e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *