Falta de sementes: Saiba o que fazer para não ficar sem

fazenda
fazenda

Entenda o que fazer para evitar a falta de sementes em uma plantação e como o tratamento de sementes pode contribuir para a produtividade de uma lavoura.

As sementes são um insumo básico para a produção de uma lavoura. Para ter um bom resultado em uma safra um produtor rural precisa estar atento a todas as variáveis referentes a lavoura, desde o processo de preparação do solo até a colheita. A falta de sementes em uma plantação pode gerar atrasos e prejuízos para os produtores.

Antes de iniciar o plantio é necessário verificar vários fatores importantes como a qualidade e a disponibilidade das sementes agrícolas, a preparação do solo, a época do plantio, entre outros. É preciso fazer um planejamento que leve em consideração a possibilidade de haver escassez de insumos e que indique quais ações devemos tomar nesse caso.

O mercado agrícola abastece a demanda dos produtores oferecendo garantia de qualidade nas sementes certificadas. Além disso, o mercado oferece diversas ferramentas para os produtores rurais tenham a possibilidade de otimizar a produção. Uma dessas alternativas é fazer o tratamento das sementes.

Planejamento da lavoura

arando terra

Uma atividade essencial que deve ser feita antes do início de uma lavoura é o planejamento. Nele o produtor deve considerar os resultados que deseja alcançar, os seus recursos disponíveis e eventuais problemas que podem surgir pelo caminho, como por exemplo a falta de sementes. Deste modo, ele ficará mais preparado e saberá o que fazer no caso de uma emergência.

O primeiro passo é pensar em soluções acessíveis que possam garantir uma boa produção e com maior rentabilidade. O mercado oferece ferramentas e opções que podem auxiliar na busca pela eficiência de uma lavoura, bem como a otimização de resultados. O produtor deve estar atento as opções disponíveis e escolher as melhores ferramentas baseadas na sua realidade.

No planejamento o produtor deve pensar em todo o processo de plantio. Desde o que plantar, como escolher as sementes, como fazer a preparação do solo, até os custos em geral que ele terá ao longo do tempo de cultivo da lavoura. Também é importante pensar em soluções que possam evitar desperdícios e garantir a otimização da produtividade.

Qualidade das sementes

Um dos fatores básicos a serem observados antes do início da semeadura é a qualidade das sementes. O produtor precisa estar totalmente seguro de que as sementes adquiridas cumprem com os padrões de qualidade. Em seguida, deve estar atento a outros fatores ambientais para que a germinação das sementes aconteça de maneira eficiente.

É preciso sempre avaliar os riscos antes de tomar qualquer decisão frente à um problema. Apesar de parecer vantajoso em um momento de escassez de sementes, a compra de sementes piratas pode representar um problema para a safra. Não há nenhuma garantia nem segurança nesse tipo de compra, o que faz com que o produtor assuma todos os riscos.

Ao adquirir e plantar sementes piratas o produtor pode aumentar o risco de que a plantação seja acometida por doenças e pragas comuns. Além de ter um prejuízo com as sementes piratas é possível contaminar toda a lavoura e ter uma perda financeira muito maior.

Doenças e pragas 

 O pesadelo de qualquer produtor rural é a existência de pragas e doenças do campo que são muito comuns nas plantações. As doenças e pragas podem atingir e contaminar as sementes ou as plantas, causando um enorme estrago e prejuízo na lavoura inteira. As pragas mais comuns são alguns tipos de lagartas e larvas que se alimentam do colo das plantas.

 As doenças causadas por fungos são as mais comuns e podem chegar até as sementes de diversas maneiras. A semente pode chegar na lavoura já contaminada e após o plantio passar a doença para as outras através do solo, pode ser afetada por fungos durante o processo de armazenamento ou o fungo pode até estar no solo e contaminar a semente depois de plantada.

Existem muitas variáveis e devem ser observadas e combatidas através da seleção de sementes certificadas ou através do procedimento de tratamento de sementes. Contudo, é preciso buscar soluções para estes problemas, pois a qualidade das sementes é um dos principais fatores que garantem o sucesso de uma colheita.

Tratamento de sementes

O tratamento de sementes é uma ação que previne pragas e doenças na lavoura e proporciona um melhor desenvolvimento da plantação. Esse tratamento faz com que a semente atinja o seu máximo potencial produtivo e por isso promove um rendimento maior da lavoura.

O tratamento pode ser feito dentro da própria fazenda ou em indústrias especializadas nesse tipo de serviço. Se trata de um bom investimento, pois estamos falando sobre um tratamento que tem um custo baixo, comparado ao valor da perda financeira que o produtor pode sofrer devido à falta de proteção.

O tratamento pode ser realizado através do uso de fungicidas e inseticidas junto com outros produtos químicos. Estas substâncias são aplicadas nas sementes e posteriormente elas estarão prontas para a semeadura. É importante lembrar que este procedimento dever ser executado de acordo com as Boas Práticas de Tratamentos de Sementes, que são orientações básicas que norteiam esse procedimento.

Benefícios do tratamento de sementes

Fazer esse procedimento traz diversos benefícios para a lavoura. É um investimento de baixo custo que traz uma grande produtividade, o que qualquer produtor deseja para a sua plantação. Nem sempre é possível conseguir um ótimo serviço por um ótimo preço, fazendo a relação custo-benefício estar a seu favor.

Através desse tratamento é possível conseguir resultados como o controle amplo de pragas e de doenças, proporcionar o estabelecimento do estande da lavoura (ter o número correto de uma plantação em uma determinada área), influenciar a fisiologia de uma planta de maneira positiva garantindo uma melhor germinação e uma maior resistência a parasitas do solo.

Este é um processo muito importante pois é um modo acessível de garantir a produtividade da lavoura. Ao conseguir o controle de pragas e doenças do campo o produtor pode ter a chance de alcançar uma safra recorde, tendo em vista que os desperdícios serão praticamente inexistentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *