Fornecedores para lavoura: Como encontrar bons parceiros.

fornecedor de semente

Um dos maiores desafios de trabalhar na lavoura é encontrar bons parceiros para o seu negócio. Afinal, às vezes, escolher o fornecedor certo nem sempre é tão simples. Porém, saiba que não é impossível!

Entretanto, existem vantagens de trabalhar com bons fornecedores é garantir que o seu negócio caminhará com produtos de qualidade e preços diferenciados. Seja para consumir, revender, vender ou outro ponto, é importante contar com parceiros de confiança. 

Saber que o material acordado será entregue sem surpresas ao seu destino é um alívio para o empreendedor rural. Mas para essa tarefa é necessário muita pesquisa e recomendações para achar um fornecedor que seja de confiança. No entanto, existem alguns passos que podem ajudar você nessa tarefa. É exatamente isso que vamos te mostrar, continue acompanhando!

Conheça as formas de encontrar bons fornecedores para sua lavoura

Abaixo listamos quatro formas para você encontrar os melhores fornecedores para a sua lavoura e fechar bons negócios! Confira:

Pesquise

A internet é uma ótima aliada para encontrar e escolher os melhores fornecedores seja eles fabricantes de produtos ou prestadores de serviço. Porém, é preciso iniciar a sua busca de duas formas: consultando uma empresa que já entrou em contato com você ou procurando pelo item específico que você deseja.

Na primeira opção, você pode acessar os reviews da empresa pesquisas no Google e nas redes sociais para ler os comentários de outros clientes. Mas também é possível consultar o site para mais informações, como a história da empresa, seu endereço e todo o catálogo de produtos e serviços. Com essa pesquisa prévia você já tem acesso a dados que podem decidir ou não o avanço da parceria. 

Ao procurar por um item específico você pode encontrar muitas empresas, e, neste caso o ideal é ter calma e passar um pente fino em sua pesquisa. Leia os reviews, peça a indicação de outros empresários e depois de uma primeira avaliação, entre em contato com as empresas selecionadas para entender melhor o modelo de negócio deles e como funcionaria no caso se de tornar fornecedor da sua lavoura

É importante lembrar que dependendo do produto ou serviço que você irá adquirir, muitas vezes você consegue testá-lo antes da compra final. Seja com um produto online, onde você pode ter acesso a um teste grátis ou simulação, ou com um produto físico, em que você recebe uma amostra do item desejado para avaliação.

Busque sempre se aperfeiçoar em sua área.

Participar de feiras, eventos e cursos relacionados a sua área de atuação, sejam eles presenciais ou online, é uma ótima forma de encontrar fornecedores expondo produtos e oferecendo soluções que podem ajudar no seu negócio na lavoura

O universo digital está cada vez mais presente no campo, portanto, é preciso se atualizar para que a concorrência não te deixe para trás. Sendo assim, pesquise nesse meio os seus parceiros e a atualização do seu negócio. 

Veja quais são os principais eventos do setor na sua região, verifique o calendário e planeje quais são os indispensáveis e que você deve participar. Muitos desses encontros, além da feira de negócios, também possuem uma agenda de palestras e cursos. Portanto, você encontra fornecedores e se desenvolve enquanto profissional e empresário rural.

Nos últimos anos, com o aumento de conteúdo na internet, alguns eventos passaram a ser 100% online Ou seja, não há necessidade de se deslocar até o local, podendo participar por meio do computador e uma boa conexão. 

Além deles, você também encontra vídeos, lives e cursos sobre diversos assuntos, podendo escolher o melhor dia e horário para consumir aquele conteúdo e, o melhor, muitas vezes de forma totalmente gratuita. Portanto, vale a pena pesquisar mais!

Ao participar desses tipos de eventos, tente aproveitar ao máximo a oportunidade. Conheça novas empresas, tire suas dúvidas e aproveite para criar uma relação com os fornecedores participantes. Esses laços são importantes para desenvolver uma parceria de qualidade e duradoura.

Agende visitas aos fornecedores da sua lavoura

fornecedor de semente

Se você tiver gostado de algum fornecedor, não perca tempo, agende uma visita! É importante ter esse contato “olho no olho”. 

O encontro presencial é necessário para verificar como é a linha de produção dos produtos, a rotina de trabalho dos profissionais que ali atuam, de que forma são feitas as entregas, quais são os prazos e outros detalhes. Aproveite a visita para conhecer mais do catálogo de produtos oferecidos, dessa forma fica mais fácil saber a qualidade das peças.

Além de conseguir ter uma percepção real do dia a dia da organização e dos produtos ou serviços prestados, você pode aproveitar o momento para criar um relacionamento com as pessoas que ali trabalham. Construir essa relação é importante para conseguir melhores preços, condições de pagamentos, entregas mais rápida, entre outros benefícios.

Dê preferência para os fornecedores locais

Converse com pessoas que atuam em seu mercado e faça pesquisas para encontrar bons fornecedores perto de sua empresa ou que sejam, pelo menos, dentro da sua cidade. Mesmo que o seu negócio seja no campo, faça escolhas por aqueles parceiros que estão na mesma região do que você! 

Quanto mais próximo o seu parceiro estiver de você, melhor será a relação entre compra e venda que vocês poderão estabelecer. 

Contar com fornecedores na mesma cidade ou região, permite que os prazos sejam atendidos com mais agilidade e com menor custo de entrega, além de você estar ajudando outra empresa da sua região. Isso é algo benéfico não somente para a sua lavoura, mas para quem está fechando a parceria com você também! 

Quando você escolhe um fornecedor, não está somente adquirindo produtos, mas também associando sua marca à dele. Ou, até mesmo, realizar permutas, ou seja, troca de serviços ou produtos. Por isso, é importante pesquisar a conduta da empresa e a forma como ela trabalha. Saber qual a percepção que o mercado tem sobre ela é crucial para firmar bons negócios e manter um bom relacionamento.

Gostou das nossas dicas para conseguir fornecedores para a sua lavoura? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *