Compra de sementes: Fatores importantes que influenciam

A compra de sementes de qualidade se torna um dos itens mais essenciais para quem deseja ter uma ótima safra nos próximos meses. Pois, afinal de contas, é a partir delas que todo o processo de germinação se inicia.

Por isso, é de grande importância entender quais são os principais fatores que irão influenciar nessa jornada tão importante. Nesse sentido, é preciso ainda, observar que cada um deles irá interferir de maneira diferente no seu investimento.

Para melhor orientá-lo nesse assunto, hoje separamos os principais fatores que devem ser considerados para realizar a melhor compra de sementes sendo eles:

#1 Fertilidade do Solo

preparação de solo

Um dos primeiros fatores a serem analisados, certamente é esse. Nesse caso, para que você acerte no investimento das sementes é preciso entender qual foi o seu processo de adubação e nível de fertilidade de solo.

Isso porque, quando o solo é deficiente de alguns nutrientes, o comportamento das variedades e híbridos certamente também serão comprometidos. Desse modo, a produtividade da lavoura é influenciada de acordo com nivel de investimento em adubação e escolha da melhor variedade, e em caso de erro nessa decisão, resultando em uma colheita menos produtiva que o esperado, principalmente no caso de escolha errada de material .

Portanto, todos os aspectos da adubação e fertilidade devem ser levados em conta. Nível de tecnologia e investimento deve sempre ser considerado em função da fertilidade do solo.

#2 Histórico de produtividade da variedade e híbridos

O potencial produtivo de uma lavoura é com certeza um fator importante que influenciam na decisão de compra de semente, consequentemente para que seja refletido os altos resultados de produtividade, também deve-se levar em consideração as características agronômica da semente, um manejo adequado da semente, levando em consideração o ciclo em dias de cada material e a população final da lavoura, dentro do zoneamento agrícola de cada cultura. 

Outra questão a ser analisada, é resistência a doenças, que podem sofrer variação em função do ambiente e a ocorrência de forte pressão dos patógenos, muitas vezes importante o tratamento de sementes industrial para auxiliar o produtor no início da lavoura e proteger o potencial produtivo das culturas, evitando perdas na população de plantas e desuniformidade na distribuição de plantas na lavoura.

O agricultor deve estar atento à estas questões desde o momento do plantio, até a colheita final. Preservar o número ideal de plantas dentro da área planejada é com certeza um dos principais fatores influenciadores para altos rendimentos.

 

#3 Documentos que acompanham a sementes

No que tange aos aspectos de compra e venda de sementes, é sempre importante conhecer a origem de produção. Todo campo de semente tem um responsável técnico, que é obrigado a fazer um processo de inscrição deste campo ao MAPA, isso garante rastreabilidade de todo processo e obviamente confere qualidade e segurança de que essa semente foi produzida dentro dos padrões de qualidade necessário e de acordo com o Guia de Inspeção de Campos para Produção de Sementes e o RAS (Regra de Análise de Sementes).

Nesse caso, os lotes de sementes após passarem pelo processo de industrialização e padronização, são encaminhados amostras dos lotes formados, para laboratórios credenciados no MAPA, que emitem um documento chamado Boletim de Análise de Sementes. Deste documento, deriva-se o documento oficial dos lotes que pode ser emitido pelo Certificador de Sementes, ou pelo Responsável Técnico da produção destas sementes. Por tanto, é de obrigação do vendedor entregar ao cliente comprador a nota fiscal contendo o número do renascem do comerciante, nome de registro da semente, número do lote, embalagem, volume da venda e os documentos que comprovem a qualidade que pode ser o certificado de sementes ou o termo de sementes, que são documentos que tem como objetivo de atestar que a semente foi produzida de acordo com as normas e padrões estabelecidos pelo MAPA.

# 4 Qualidade da Semente 

compra de sementes de qualidade

Outro assunto ao qual todo agricultor deve estar muito atento, em se tratando de compra de sementes, é no que diz respeito a qualidade da semente.

Aqui, o ponto a ser observado é, na verdade, relacionado à aspectos como sementes avariadas, rachadas e manchadas, com relação a ataques de pragas(percevejo), doenças, danos mecânicos e danos decorrentes de condições climáticas, que podem prejudicar a germinação e vigor da semente.

Isso porque, a qualidade é reflexo dos cuidados do responsável técnico durante o processo de produção de semente, caso não tenha adotado e escolhido a tecnologia adequada, possivelmente esta semente não terá qualidade.

Sabe-se que diferentes regiões de produção de semente, possuem capacidade diferenciada para qualidade de semente. Assim como características genéticas de cada material, por tanto este fator também deve ser considerado.

#5 Qualidade do serviço do Fornecedor

Mais uma vez destaco a importância da Pesquisa de Mercado. Com ela, você consegue analisar escolher o fornecedor adequado, que oferecem para você uma semente adequada para sua região, com qualidade, com preço justo e ainda que os prazos e serviços sejam cumpridos conforme acordo e contratos de compra e venda. Por isso também é importante estudar seu cliente, entender se o serviço não é confiável;

Agilidade e suporte técnico, tirar as dúvidas e solucionar os problemas no menor tempo possível, é o que podemos chamar de credibilidade do fornecedor.

Ser especialista e conhecer bem o segmento, facilita a busca de sementes provenientes deste fornecedores. Evitando assim empresas que podem não corresponder com as expectativas acima mencionada.

Esses são alguns dos fatores necessários a um serviço de qualidade. 

#6 O transporte e armazenamento de sementes

Como um dos fatores que influenciam na compra de sementes também está a logística percorrida por essa semente. 

No que diz respeito a esse assunto, tem-se que, quando as sementes são armazenadas e transportada de forma inadequada, a qualidade da semente é afetada.

É preciso então, observar e conhecer o local de armazenagem do fornecedor, levando sempre em consideração a capacidade que o armazém tem se tratando da oscilação de temperatura e umidade em seu interior.

Outro fator tão importante quanto a armazenagem de sementes é o processo de transporte da semente. Nesse contexto, é importante frisar que elas devem ser  transportadas de maneira que o estresse de temperatura e umidade alta, provocados pelo transporte, seja reduzido ao máximo. Pois em condições contrárias, estarão sujeitas a depreciação da qualidade do seu lote de semente.

Porém, se não existe a possibilidade de armazená-las em local mais frio, o importante é que elas estejam em ambiente seco e o mais arejado possível.

#7 Tratamento fitossanitário na semente  

Outro aspecto importante a ser observado na compra de sementes. Nesse caso, trata-se de uma forma de cuidar das sementes com fungicidas ou inseticidas. 

No caso, é preciso que esse tipo de procedimento seja realizado de maneira adequada. Pois, caso contrário, ele poderá comprometer a qualidade das sementes, afetando o seu vigor e germinação.

Sementes com tratamento industrial, geralmente possui qualidade superior às demais tratamentos. 

# 8 Preço da Semente  

O preço da semente é o elemento crucial para decisão de compra de quase 90% dos brasileiros, e é um dos principais fatores do sucesso da implantação de sua lavoura, por isso deve ser muito bem trabalhado no seu negócio. É de suma importância a análise de preço médio da semente no mercado, para melhor tomada de decisão o ideal é utilizar de todos os fatores acima mencionados.

Considerações finais sobre compra de sementes

Pesquisar sobre todos estes fatores para efetivar a sua compra pode parecer um tanto quanto exagerado. Mas é importante entender que a reunião de dois ou mais fatores como este, serão capazes de influenciar o potencial produtivo de uma lavoura.

  E, do mesmo modo que se deve observar esses detalhes, também preciso cuidar para que as sementes em sua lavoura tenham tratamento adequado, para que, posteriormente, seja possível realizar uma boa colheita.

 O importante, é contar com todos os recursos tecnológicos disponíveis, uma vez que eles trazem as seguintes vantagens para o agricultor:

Assim, cabe ao agricultor realizar boas pesquisas para que tenha resultados satisfatórios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *