Saiba como conferir e identificar boas sementes de milho

Aprender a como conferir e identificar boas sementes de milho é fundamental, além de ir de encontro o que é praticado atualmente. Afinal, existem variedades, materiais convencionais e híbridos.

A escolha deve ser realizada segundo a necessidade que o agricultor tem, ou seja, daquilo que o cultivo demandar. Bem como, é fundamental analisar a sua realidade, os objetivos e o sistema de produção que será adotado.

Se o produtor não tiver cuidado com a escolha das sementes de milho, o risco de errar é maior. Dessa forma, confira a seguir as informações que você consiga escolher as melhores alternativas disponíveis no mercado.

Como conferir e identificar boas sementes de milho?

collheita de milho

É importante, antes de mais nada, prestar atenção em quatro pontos que são essenciais para que a escolha possa acontecer. Sendo assim, é fundamental conhecer quais são essas questões e a seguir confira cada uma delas:

  1. Descubra a razão do plantio de milho dentro da sua propriedade, ou seja, se será produzido milho verde, grãos ou silagem;
  2. Análise o nível de tecnologia que é necessário, portanto, insumo, materiais para irrigar, plantio, colheita, funcionários, etc;
  3. Busque entender qual é o ciclo adequado segundo o sistema produtivo que foi adotado;
  4. Por fim, preste atenção na aceitação do mercado consumidor para aquele milho que está sendo plantado. Sendo assim, confira a cor e a textura do grão, se a proposta for comercializar os grãos.

O mais importante é prestar atenção em cada um dos detalhes citados acima, porque é a fase anterior a escolha. Quando existe esse cuidado, a chance de escolher o mais adequado é maior e essa é a proposta desse texto.

Assim que você refletir sobre os pontos anteriores, é importante ter dicas para conseguir excelentes sementes de milho.Veja abaixo 7 pontos que auxiliam a ter um processo de escolha mais acertado para a sua plantação.

1° Confira se a semente é apropriada para a sua região

milho seco
milho seco

Responda, à primeira vista, se a sua região está dentro do zoneamento agrícola de acordo com o híbrido escolhido. Isso ajuda a orientar datas de plantio, garantindo que sua lavoura possa ter acesso ao seguro agrícola. Se a resposta for positiva, é possível passar para os passos seguintes, mas, caso contrário, continue nessa dica.

Procure verificar se a semente escolhida se adapta às condições do clima e solo da região em que você mora. Uma forma eficiente de saber é lendo a descrição do anúncio das sementes ou embalagem, além de perguntar ao
fornecedor.

Alguns técnicos prestam assistência às propriedades e essa também é uma excelente alternativa. Se o vendedor for confiável, é mais simples pergunta-lo e descobrir se é adequada ou não.

2° Considere o preço, mas não fique restrito apenas ao valor de compra das sementes de milho

Em primeiro lugar, tudo aquilo que é mais barato chama atenção e não é errado pensar nisso, porém é preciso ir além. Se o valor é baixo demais, existe o risco de adquirir algo que não é totalmente certo e pode prejudicar a
plantação.

É mais interessante prestar atenção nos três próximos tópicos, ou seja, vigor, grau de pureza e germinação das sementes de milho. Logo após, o processo de escolha fica mais interessante e diminui o risco de prejudicar a sua lavoura.

3° Análise o vigor da semente de milho

A germinação é uma etapa fundamental, porém é o alto vigor que deve ser analisada antes de qualquer outra coisa. Algumas sementes de milho vigorosas devem possuir um potencial para geminar rápido e de forma uniformizada.

Obter um crescimento acelerado de plântula é válido, uma dica: o estabelecimento final do estande de sementes deve construir um alicerce. Portanto, precisa ter alta tolerância aos estresses e produtividade.

4° Descubra qual é o Grau de pureza (P%)

Primeiramente, se trata da pureza física do lote de sementes e acredite: é essencial que tenha qualidade física e genética. Ao mesmo tempo, é crucial que não contenha algumas impurezas e a seguir veja quais são:

  • Folhas;
  • Palhas;
  • Sanidade dos grãos;
  • Sementes de plantas daninhas.

O mais importante é que as sementes de milho não contenham fungos, vírus, insetos e bactérias. Além disso, é preciso que não tenham tido tratamentos com produtos químicos e o foco é proteger a semente de fungos e insetos nos primeiros dias após o plantio.

5° Confira a Germinação (G%) das sementes de milho

A taxa de germinação é uma representação em porcentagem que expressa a quantidade de sementes que germinam quando as condições são adequadas. Contudo, veja abaixo alguns pontos importantes:

  • Confira se atende a viabilidade que foi planejada desde o começo;
  • Logo após, o foco da taxa de germinação é demonstrar a porcentagem de sementes vivas que são capazes de germinar;
  • Embora seja parecido com a germinação, não se esqueça de que nem toda semente irá germinar.

Quando comentado a importância de não prestar atenção apenas no preço, um dos motivos era devido a taxa de germinação. Assim, prestar atenção nesse detalhe é crucial e contribui para aumentar a taxa de escolher boas sementes de milho.

6° Compre sementes certificadas

A certificação, a princípio, consiste em produzir sementes controladas pelo órgão competente. Juntamente com isso, é garantido que o processo se deu conhecendo a origem genética e cumpriu as essas condições pré-estabelecidas:

  • Físicas;
  • Fisiológicas;
  • Sanitárias.

Se o produtor adquirir as sementes de milho certificadas, existe a certeza de que a produção foi realizada dentro de um controle de qualidade. Ou seja, envolveu, a condução do campo de produção até o local de armazenamento.
Os processos de secar, limpar, classificar, tratar, embalar e enviar para a análise laboratorial, foram realizados com essa certificação. Comprar sementes assim é investir em um produto de maior qualidade e que germine adequadamente.

7° Veja a reputação que o fornecedor de sementes tem

Se você seguir as dicas mostradas acima, terá chance de comprar sementes de milho de maior qualidade. Todavia, é necessário se certificar de que o fornecedor tem boa reputação e sem tantas reclamações.

Quando a compra é realizada indo até a loja, é mais simples de conferir as informações presencialmente. Por exemplo: atendimento, conhecimento do vendedor, prazo de entrega, taxa de germinação, etc.

Existem produtores que optam pela compra pela internet e é fundamental prestar atenção se o envio é realizado corretamente ou não.

O mais importante é prestar atenção em todos os detalhes e a tendência natural é encontrar sementes de milho confiáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *