Insumos para lavoura: Planos alternativos para aquisição

aplicação de fertilizante

O preparo e planejamento estão em primeiro lugar na hora de comprar insumos para sua lavoura. No entanto, sem existir uma gestão de compras eficiente fica muito difícil de realizar essa tarefa, que depende muito da gestão para que seja boa, deixando o lucro cada vez maior.

Em toda propriedade rural há o desejo de produzir mais e melhor, pensando nisso a gente separou alguns passos que vão fazer a sua lavoura entrar nesse quesito. Em primeiro lugar, planejar comprar, como orientado acima, é o caminho mais benéfico para garantir sucesso na produção.

Sendo assim, o maior custo que se tem é com os valores investidos naquela compra, que representa o maior custo de produção da safra. Para reduzir os custos agrícolas, é necessário planejar, e isso se adquire com a redução dos custos, como não atrasar a decisão de compra e fazer cotação com os fornecedores. 

É interessante focar em procurar muitos fornecedores para chegar em uma proposta mais cabível dentre todas. Dessa forma, outras alternativas é ainda comprar pela relação com o melhor custo-benefício, utilizando táticas de negociação, por exemplo, tentando baixar o preço e controlar o estoque.

Outras maneiras de planejar insumos para sua lavoura

Uma alternativa é fazer a gestão desses produtos agrícolas, determinando a quantidade a ser comprada e quando será comprado. A gestão, desse modo, tem como objetivo propor isso e outros aspectos, como a comparação entre os preços, a relação entre os fornecedores etc.

Também faz parte da gestão agrícolas compor todos os insumos para sua lavoura. Nesse sentido, ela também é responsável por atualizar o inventário dos insumos e controlar o estoque de toda fazenda, contabilizando as quantidades de materiais, analisando cada aspecto dele.

Organizar é outro ponto na hora de definir qual melhor estratégia para utilizar na sua lavoura. Isso ocorre porque controlar os estoques evita o acúmulo de muitos produtos e até pode ajudar a monitorar se caso faltar algum deles, sendo mais um ponto positivo na sua fazenda.

Construir um bom relacionamento com os fornecedores pode auxiliar muito no momento da negociação. Para isso, é imprescindível ser um ótimo cliente, assim haverá o direito de flexibilizar os prazos, acertar preços e formas de pagamento, entre outros.

Como controlar o estoque, que é tão importante na gestão?

aplicação de defensivo

Para adquirir insumos para sua lavoura, a fazenda deve obter recursos financeiros, para compra de fertilizantes, sementes, defensivos, máquinas e equipamentos, como outros, a mão de obra contratada é muito importante também nesse processo, garantindo que a gestão do estoque seja controlado por uma equipe de pessoas eficientes e organizadas, evitando que o dinheiro seja desperdiçado.

Assim sendo, para o planejamento ser eficiente é necessário uma boa gestão de compras e ter uma boa gestão de estoque. Nesse tempo, pode acontecer de haver erros no controle de insumos, os fertilizantes também e a ocorrência de gastos extras podem ser evitados com a gestão de estoque.

É importante que se informe a entrada e saída de produtos; cada uma delas têm de ser contabilizada. Isso ajuda, então, a controlar a quantidade que entra e sai da fazenda, com as datas e os locais para onde cada insumo foi encaminhado.

As etapas do processo é essencial seguir uma ordem, tal qual a gente vai mostrar para ajudar no momento de fazer a gestão. A primeira etapa, sendo assim, é a compra de produtos, a conferência dos itens quando eles chegam e o registro da entrada, a estocagem, a requisição do produto, a saída e o a correta aplicação destes insumos, para melhor resultado da sua lavoura.

 

Informar-se é outro meio para auxiliar no seu planejamento agrícola 

Você deve estar atento ao realizar o seu planejamento agrícola, já que esses produtos e insumos requerem muita pesquisa de mercado e de fornecedores. Pensar no mercado macroeconômico é muito importante, uma vez que geralmente o mesmo mercado é atrelado a oscilação do dólar e commodities, e muitas vezes é o mesmo fornecedor de insumos que acaba comprando sua safra.

É importante se informar como puder, por exemplo participar de eventos é muito interessante, bem como também acompanhar sites do mesmo assunto. Dessa maneira, se atingirá uma maior de gamas de informações, a fim de usar para seu próprio benefício, procurando sites confiáveis sempre.

Atentar-se para o mercado rural é essencial, e depois desse passo vem o terceiro, que é direcionar o seu planejamento. Assim, você deve se fazer algumas perguntas: o quê? Definindo a combinação de produtos que será produzida e a área para cada cultura.

Também é muito imprescindível perguntar-se como, se vai ser com plantio direto ou não, corrigindo e adubando a área. Outra dica é se indagar sobre quanto será disponibilizado para aquela lavoura, entrando aí a parte da economia. Por fim, vale perguntar quando será feito tudo isso.

 

O planejamento agrícola é muito importante para produzir a sua lavoura

É interessante monitorar também o seu planejamento, conversando com pessoas e reunindo o que deu ou não certo. Então, é só seguir o resultado’ o que deu certo continuar fazendo para progredir, já que o não deu descartar simplesmente e seguir com os melhores conselhos.

Viu só como é trabalhoso, mas muito possível de fazer um bom planejamento para adquirir insumos na sua lavoura? Com as nossas dicas você não vai passar mais por apertos, e poderá ainda contar sempre conosco quando o assunto é agricultura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *