Agricultura digital – Agricultura 4.0 e 5.0

Agricultura 4.0 e 5.0: como foi a evolução da agricultura, quais as tendências e tecnologias na agricultura digital 5.0.

Agricultura Digital: você já parou para pensar como a agricultura evoluiu ao longo dos últimos anos e como ela sempre está em constante atualização?

O mundo passa por transformações com os avanços da tecnologia e, na agricultura isso não é diferente, as mudanças também são necessárias.

Por isso, o texto de hoje é para vermos as mudanças na agricultura ao longo do tempo e entender melhor as contribuições da agricultura 5.0 que você já deve ter escutado, não é mesmo?

A agricultura passou por diversas transformações ao longo do tempo até chegar no assunto de hoje que é a agricultura 4.0 e 5.0.

Um dos grandes desafios da agricultura foi se estabelecer como meio de nutrir a população, essa foi a chamada Agricultura 1.0, na qual buscava-se territórios que fossem bons para as plantações.

Com a primeira Revolução Industrial veio a Agricultura 2.0, nesse momento tivemos o motor a vapor e em seguida o motor a combustão. A agricultura passou de trabalho 100% manual para produção em escala.

Na agricultura 2.0 o produtor passa a ter trator e algumas máquinas para ajudá-lo, deixando o arado manual para trás.

Na segunda metade do século XX, a Revolução Verde (Agricultura 3.0) começou nos Estados Unidos. A industrialização e aumento da demanda trouxeram tecnologias para a agricultura, novas técnicas foram introduzidas.

Na Agricultura 3.0 passamos a utilizar os fertilizantes, os defensivos, variedades de alto rendimento e muitas técnicas foram aprimoradas.

Nos últimos anos a agricultura digital está sendo cada vez mais comum, a busca agora é pela agricultura de precisão, com tecnologias para potencializar a agricultura, temos então a Agricultura 4.0, com sistemas de gestão rural e coleta de dados.

Fases da evolução da agricultura. Fonte: Adaptado de Pillon (2017). Massruhá et al. (2020).

Chegamos então na Agricultura 5.0.

 

O que é a Agricultura 5.0?

A Agricultura 5.0 é a evolução da Agricultura 4.0.

A agricultura 5.0 busca maximizar a quantidade de produtos, mas muito mais do que isso, fazer isso por meio da agricultura de precisão, com base em dados, na robótica e na inteligência artificial.

O objetivo da Agricultura 5.0 está em aumentar a capacidade produtiva, contribuir com a saúde pública, ser sustentável e mais lucrativa. Mas, o grande desafio está na grande demanda e distribuição de alimentos nos próximos anos,

A Agricultura 5.0 busca estabelecer a Agricultura de Precisão, por meio de equipamentos automatizados e não-tripulados e aplicações de produtos fitossanitários de forma mais precisa.

O uso de tecnologia na agricultura vem para garantir sustentabilidade e eficiência. Assim, a agricultura 5.0 vem com tecnologias inovadoras, sendo baseada em três pilares: disponibilidade, eficiência e sustentabilidade.

Isso trará para o setor grandes impactos como a maior produtividade, produção eficiente, maior escala de produção, tecnologias e redução de custos, ou seja, a agricultura 5.0 pega a base tecnológica já existente para tornar os processos mais eficientes.

O grande objetivo aqui é resolver os problemas de forma rápida, em tempo real, otimizando os resultados.

Evolução da agricultura 1.0 para a agricultura 5.0. Fonte: Adaptado de Mendes (2020), com base em Cema (2017), Melgar (2018) e Massruhá (2020). Massruhá et al. (2020).

As vantagens são grandes como:

  • Otimização da produtividade;
  • Redução de desperdícios;
  • Segurança alimentar;
  • Alimentação saudável.

Para isso a agricultura 5.0 usa diversas ferramentas digitais como o mapeamento de áreas por satélite, georreferenciamento, pulverização com drones, tecnologias para irrigação, fertilização e plantio.

A grande diferença aqui está na tomada de decisão, que fica para as máquinas, com base nos dados coletados.

A otimização da produtividade não será apenas na quantidade produzida, mas também na qualidade, portanto a biotecnologia será fundamental.

A segurança alimentar traz a discussão para o agronegócio sobre a distribuição dos alimentos e redução da desigualdade social.

Aliada a segurança alimentar está a questão de reduzir os desperdícios, por meio de técnicas de armazenamento e transporte dos alimentos.

Principais desafios, tendências e oportunidades da agricultura digital. Fonte: Bolfe et al. (2020).

 

Tecnologias usadas na agricultura 5.0

Algumas tendências na agricultura 5.0 são: uso cada vez mais de drones, softwares de gestão de lavouras, sensores, como os usados para irrigação e a agricultura vertical em centros urbanos.

Sensores de linha: na semeadura ajudam a corrigir as falhas no plantio. Os sensores mostram dados do cultivo e do solo.

Sistema de distribuição de sementes pneumáticos: ajudam na uniformidade da semeadura.

A tecnologia pode ser utilizada em várias fases do desenvolvimento da lavoura, você já deve ter visto algumas dessas como: automação de semeadoras e colhedoras, máquinas com piloto automático, drones que reconhecem pragas que fazem o mapeamento da área, obtenção de imagens.

Os drones estão sendo cada vez mais utilizados, tanto para aplicação de defensivos agrícolas, como para identificar áreas com ataque de pragas, doenças ou que estejam passando por estresse hídrico.

 

Desafios da agricultura 4.0 e 5.0

Um dos grandes desafios será o acesso a internet e conseguir a confiança dos que não utilizam tecnologia em suas lavouras.

Uma pesquisa feita pela Embrapa, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostrou dados sobre o uso da tecnologia digital no campo.

A pesquisa revelou que 84,1% dos agricultores entrevistados utilizam pelo menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo.

As principais tecnologias digitais utilizadas pelos agricultores são:

  • obtenção de informações e planejamento das atividades da propriedade (66,1%);
  • gestão da propriedade rural (43,3%);
  • compra e venda de insumos, produtos e da produção (40,5%);
  • mapeamento e planejamento do uso da terra (32,7%);
  • previsão de riscos climáticos como geada, granizo, veranico e chuvas intensas (30,2%).

 

Conclusão

No texto de hoje você viu sobre a evolução da agricultura até chegar na Agricultura 5.0.

Cada fase trouxe avanços para o setor, contribuindo para a produtividade e inovações no setor do agronegócio.

A agricultura 5.0 é a evolução da agricultura 4.0, aperfeiçoando as técnicas, tendo a coleta de dados como base para decisões rápidas.

Os pilares da agricultura 5.0 estão na sustentabilidade, disponibilidade e eficiência.

Gostou do texto? Tem mais dicas sobre agricultura digital? Adoraria ver o seu comentário abaixo!

 Sobre a Autora: Ana Ligia Giraldeli. Engenheira Agrônoma formada na UFSCar. Mestra em Agricultura e Ambiente (UFSCar), Doutora em Fitotecnia (USP) e especialista em Agronegócios. Atualmente  Professora Temporária na UEL.

Para saber mais sobre a Conecta Sementes, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.