Fatores que influenciam nos preços das sementes

São diversos os fatores que influenciam nos preços das sementes, tanto internos, quanto externos.

Geralmente, quando os fatores externos fazem com que haja um aumento no preço, alguns produtores acabam se beneficiando. Mas, claro que não é uma regra, pois irá depender do tipo de fator externo.

A alta no preço das sementes também é muito influenciada devido ao uso de tecnologias utilizadas pelos sementeiros. Assim sendo, confira os principais fatores internos e externos responsáveis pelo aumento nos preços.

Entenda os Fatores

Primeiramente vale ressaltar que alguns fatores podem influenciar o preço das sementes em apenas uma região, enquanto outros afetam todas as regiões do país.

A alta nos preços é a grande preocupação de muitos produtores rurais, logo, conhecer quais fatores pode gerar esse aumento é fundamental para se planejar.

Claro que algumas situações são inesperadas, o que torna esse planejamento um pouco mais difícil. Entretanto, estar preparado para os fatores previsíveis já é um bom começo para não ver a sua produção encolher.

Fatores Internos e Externos que influenciam nos preços das sementes

Os principais fatores internos e externos responsáveis pela alta nos preços desse produto são:

Tecnologia

Os fornecedores costumam investir em tecnologias para melhorar o processo de produção de sementes, algumas delas possuem alto custo e por consequência as produtoras aumentam os preços para conseguir recuperar os investimentos realizados.

Valor do dólar

Quando o valor do dólar sofre uma queda ou um aumento, o valor das sementes também diminui ou aumenta. Desse modo, o que determina se o preço será significativo é o percentual no valor do dólar.

Custos de insumos

É evidente que quando o valor dos insumos utilizados pelos fornecedores de sementes aumenta, os preços das sementes aumentam também. Maioria das vezes esse traslado não é linear e o produtor de sementes acaba absorvendo uma parte desse acréscimo.

Estimativas

Alguns relatórios já são suficientes para que os produtores de sementes alterem os preços de seus produtos como, por exemplo:

  • Relatório de Oferta e Demanda Agrícola Mundial;
  • Relatório de Estimativa de Área de Produção para a próxima safra.

Os órgãos responsáveis comparam o montante da safra anterior e em alguns casos, à estimativa anterior para emitir os novos relatórios. Assim, ao observar que as condições para a produção são favoráveis as estimativas irão apontar para um maior volume de produção.

A reclamação dos produtores é que se tratando de condições favoráveis para a produção, eles são pressionados a reduzir os preços. Porém, em muitos casos, não é levado em consideração outras questões como, por exemplo: irá aumentar o consumo nacional ou a demanda de exportação?

As estimativas quanto à produção, progresso da colheita, exportação e muitas outras influenciam nos preços de forma significativa. Mas, quando faltam poucos dias para a divulgação de relatórios importantes os produtores tendem a estagnar os preços.

Clima

plantação de milho seco

Alguns fatores climáticos como, por exemplo, a precipitação e a temperatura (especialmente na época de colheita), podem influenciar na produção de sementes e por consequência nos preços das mesmas.

Esses fatores impactam a capacidade produtiva das plantas, assim interferindo no metabolismo e na resistência da mesma contra os ataques de pragas e doenças.

Além disso, o clima pode afetar a oferta e fazer com que o plantio não aconteça, podemos citar o caso de chuvas. Mas, não é apenas a chuva que influencia no aumento dos preços, assim sendo, o grau da seca também pode afetar a produção de sementes.

Fusões

As fusões entre empresas produtoras de sementes é outro fator que pode influenciar no preço delas. Sendo que o maior impacto para o agricultor é a redução de alternativas de fornecedores de sementes.

A cada certo tempo acontecem no mercado algumas movimentações de maior impacto. Nos últimos dois a três anos ocorreram algumas de importância como a compra Bayer-Monsanto e a Syngenta-Nidera assim como a fusão entre Dow-DuPont. De forma paralela e como consequência destas operações teve aquisições e cessões por parte da Basf, Cofco, LongPing etc.

Outros Fatores que influenciam nos preços das sementes

grande colheita
grande colheita de soja

Um fator que gera grande impacto nos preços é a oferta e a demanda. Desse modo, quando há a falta ou o excesso de sementes no mercado interno e externo os valores são percebidos.

Quando falamos sobre os fatores que influenciam nos preços deste produto, as características de cada tipo de semente também devem ser levadas em consideração.

Afinal, cada semente tem suas próprias características como, por exemplo, a época de comercialização e as tecnologias necessárias para produção. Desse modo, proporcionando uma oscilação no preço de cada tipo de semente.

De modo geral, mais de um fator é responsável pela mudança de preços, pois, por consequência um fator acaba impactando o outro.

Enfim, o valor das sementes é influenciado diariamente por diversos fatores. Mas, agora que você já conhece os principais fatores, é possível se planejar para tomar decisões em relação a comprar e/ou vender as sementes.

Saiba que independente dos fatores que influenciam nos preços das sementes, esse mercado é bastante estabilizado.

Relação de qualidade e preços das sementes

O fator qualidade acaba sendo particular de cada produtora, ou seja, quando as sementes possuem alta qualidade a produtora tende a subir os preços.

O ideal seria que todos os fornecedores conseguissem trabalhar com cuidado para garantir sementes de alta qualidade, mas nem sempre é o que acontece.

Logo, os preços sofrem uma queda quando a semente não tem boa qualidade. Então, se você deseja uma boa colheita, é necessário adquirir sementes de alta qualidade e não levar em consideração apenas o preço.

Claro que alguns fatores que citamos podem fazer com que os preços sofram uma queda, sem que a semente perca a sua qualidade.

Desse modo, você precisa avaliar os indicadores de qualidade de uma semente e buscar por bons fornecedores.

Com a CONECTA Sementes você encontra produtores de sementes, assim como, distribuidoras de insumos.

Por meio da nossa plataforma você pode vender, pode comprar e até mesmo trocar sementes.

Entre em contato conosco através do chat online em nosso site ou pelo e-mail comercial@conectasementes.com.br, para que possamos ajudar sua empresa a obter mais eficiência.

Além disso, nós possuímos uma grande rede de contatos, e assim antecipamos as necessidades de nossos parceiros proporcionando bons preços das sementes. Clique aqui e veja como se conectar com a nossa rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *